Semdes promove roda de conversa sobre violência contra mulher para migrantes venezuelanos da etnia Warao

Imagem da matéria

Migrantes Warao acolhidos no abrigo em Itapirema participaram das atividades

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou, na última sexta-feira (29), uma roda de conversa com os migrantes venezuelanos da etnia Warao que estão acolhidos em alojamento provisório localizado na região de Itapirema. Ao todo foram realizadas duas atividades, uma com as crianças e adolescentes e outra com os adultos, ambas com o intuito de discutir a violência contra a mulher.

As ações foram desenvolvidas pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que oferta apoio e orientação a famílias e pessoas que vivenciam situações de ameaça ou violação de direitos.

Com as crianças e adolescentes, a atividade foi conduzida de forma lúdica, permitindo que tirassem dúvidas e se expressassem livremente. O intuito foi reforçar o papel da família, destacando a importância do respeito, da proteção e da valorização das mulheres dentro do convívio familiar e comunitário.

Para os adultos, o trabalho teve como foco alertar sobre comportamentos que podem ser prejudiciais às mulheres, explicar os diferentes tipos de violência previstos na legislação e apresentar os canais de denúncia disponíveis para aquelas que se encontram em situação de violação de direitos.

O gerente do Creas, Magnum Borges, pontuou que a ação foi um momento de diálogo importante para fortalecer a consciência sobre o tema junto à comunidade Warao. “Nossa ação também faz alusão à campanha Agosto Lilás, dedicada ao enfrentamento e conscientização sobre a violência contra mulheres. A atividade envolveu crianças, adolescentes e adultos, e integra o acompanhamento oferecido pela Prefeitura nas áreas de assistência social, visando atender às necessidades da população Warao”, destacou.

Uma das lideranças do grupo indígena Warao acolhido na unidade, o pajé Ruben Mata Mata, aprovou a ação e destacou o trabalho realizado pelo município. “Graças a deus tudo está muito bem aqui, especialmente a saúde e a assistência social. O trabalho da Prefeitura tem nos atendido. Tudo muito bom”, afirmou Ruben.

Acolhimento às famílias Warao

Atualmente, a Prefeitura mantém um alojamento provisório na região de Itapirema para acolhimento dos migrantes Warao. Todas as famílias são referenciadas pela assistência social, recebendo suporte para emissão do protocolo de refúgio, além de benefícios socioassistenciais como o Bolsa Família. A Semdes também conta com um grupo de trabalho intersetorial dedicado exclusivamente a atender às demandas desse público de forma integrada com outras políticas públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima