
A ação visou atender cerca de 60 usuários da unidade que estavam com o cadastro desatualizado
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) promoveu, na última semana, uma ação voltada à atualização do Cadastro Único para os usuários do Centro de Convivência do Idoso (CCI). A iniciativa foi articulada pelas coordenações de Proteção Social Básica e de Renda e Cidadania, a partir de um levantamento que identificou 63 cadastros desatualizados entre os usuários da unidade.
Segundo a gerente do CCI, Janaína Mota, a ação foi planejada para ocorrer em um dia em que os usuários já estariam presentes na unidade para outras atividades, o que facilitou o acesso ao serviço. “Atualizar cadastros é essencial para garantir que os idosos tenham um acesso contínuo aos direitos e benefícios que lhe são assegurados pela assistência social. Por isso, a gente articulou essa ação em um dia que, normalmente, esses usuários já viriam até aqui participar das atividades. Cada detalhe foi pensado para facilitar o acesso deles aos serviços”, explicou a gerente.
- Janaína Mota
- Carlos Prado
- Maria de Lourdes
Durante a ação, os usuários puderam atualizar e consultar seus cadastros, receber orientações sobre o programa Bolsa Família e, no caso de famílias unipessoais, agendar visitas domiciliares. O supervisor da equipe itinerante do Bolsa Família, Carlos Prado, reforçou a importância de descentralizar o atendimento para facilitar o acesso. “Garantimos esse atendimento aqui no CCI, para que os usuários daqui não precisem se deslocar até os postos de atendimento. Eles já estão sendo acompanhados pelo Centro de Convivência do Idoso, então aproveitamos para oferecer o serviço no mesmo local, facilitando o acesso”, afirmou.
Entre os beneficiados com a ação está Maria de Lourdes Santos, que frequenta o CCI desde 2017. Ela aproveitou a ação para atualizar seu cadastro e agendar a visita domiciliar. “Normalmente, eu iria ao Glauber Rocha para atualizar, mas conseguir fazer aqui no CCI foi uma bênção. Além disso, a equipe tirou todas as minhas dúvidas sobre o cadastro e meus direitos”, relatou dona Maria.
Agendamento de visitas
Desde fevereiro deste ano, a Semdes tem intensificado os atendimentos do Cadastro Único e do Bolsa Família, após a determinação do Governo Federal que tornou obrigatória a visita domiciliar para famílias unipessoais, compostas por uma única pessoa.
Para atender à nova exigência, a secretaria ampliou os horários e o número de equipes itinerantes. Atualmente, três equipes realizam visitas durante a semana, e aos finais de semana esse número sobe para seis equipes. Os atendimentos acontecem das 8h às 18h nos dias úteis, e aos sábados, das 8h às 14h.
O cronograma de visitas segue uma lista de prioridades, com o objetivo de evitar bloqueios ou cancelamentos de benefícios por falta de atualização. Entre os grupos prioritários estão pessoas idosas, pessoas acamadas e aqueles já inscritos que são beneficiárias do Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC).