Semdes realiza encontros formativos para fortalecer a Política de Assistência Social em Vitória da Conquista

Imagem da matéria

As formações alcançaram trabalhadores de diversas unidades de assistência social do município

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) promoveu, na quarta (20) e quinta-feira (21), dois momentos formativos com o objetivo de qualificar a execução da Política de Assistência Social em Vitória da Conquista. As atividades aconteceram no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

O primeiro momento, voltado para a equipe de gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), foi realizado em parceria com a Paulus Social, instituição beneficente que atua nas áreas da assistência social e educação. Já o segundo, desenvolvido com o apoio do coletivo Rede Nacional de Defesa e Assessoramento no Suas (Rendas Brasil), foi direcionado a conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a formação permanente tem sido uma das principais estratégias da Gestão Municipal para apoiar os trabalhadores e garantir serviços de qualidade à população de Vitória da Conquista. “Não existe prática qualificada sem base teórica. É partindo desse pressuposto que, ao longo dos últimos, a Prefeitura tem investido em estratégias de educação permanente para potencializar os trabalhadores e fortalecer o território social, trabalhando a perspectiva da garantia de direitos dos usuários da política de assistência social”, ressaltou o secretário.

Para o coordenador da Paulus Social e também representante do Rendas Brasil, Alessandro Tiezzi, os dois encontros reforçam a parceria entre o município e as instituições envolvidas. “Acreditamos que, por meio do conhecimento e da capacitação, podemos fortalecer os serviços e ampliar o impacto positivo para a população. Estamos dialogando para desenvolver seminários e outras possibilidades metodológicas, mas sempre na perspectiva de trazer formação para os trabalhadores do Suas e disseminar conhecimentos”, ressaltou Alessandro.

As formações foram conduzidas pelo professor Carlos Eduardo Ferrari, mestre em Administração Pública e consultor em Políticas Públicas de Proteção, Inclusão e Participação Social. “Foram dois momentos diferentes. No primeiro, falamos sobre a rede socioassistencial, conceitos, os papéis de diferentes atores que compõem a rede, com um trabalho que mesclou aula expositiva e produção colaborativa. No segundo, nós focamos no marco legal, qual o contexto atual, os avanços e os desafios que se tem ainda para reconhecer organizações que atuam nesse campo”, explicou o professor.

Atuando como gerente do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, Marli Cruz participou do primeiro dia de formação. Ela relatou a relevância do momento para o fortalecimento do trabalho no território. “É um momento de troca. Nós precisamos, a cada dia, buscar conhecer melhor a política de assistência social e a atuação com as políticas transversais para, a partir disso, qualificar nosso atendimento à população”, destacou a gerente.

Já no segundo dia, a presidente do CMAS, Leda Freitas, acompanhou as atividades e ressaltou a importância da presença dos conselheiros em espaços de formação. “Em algumas partes da nossa vida, nós aprendemos na marra e com nossos próprios erros, e a outra metade nós aprendemos por meio de capacitações. Hoje, nós entendemos que somos pontes e não barreiras, precisamos trabalhar juntos para entregar um trabalho qualificado para nossos usuários”, disse Leda.

Também conselheira do CMAS, Elaine Cristina Fontes reforçou o valor dos momentos de troca e aprendizado coletivo. “É importante ter esse assessoramento. A gente tem buscado sempre qualificar o nosso trabalho dentro das instituições, levando um trabalho mais digno para todos a população. É uma oportunidade de discutir estratégias de aprimoramento da prática, a gente está se qualificando para poder levar um trabalho melhor para nossas instituições”, avaliou a conselheira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima