Semestre de boa produtividade legislativa e forte presença nas comunidades, avaliam vereadores

Em breve avaliação das atividades realizadas pelo mandato durante o primeiro semestre deste ano, vereadores fizeram pronunciamento na sessão da Câmara, hoje (26), destacando alguns dos pontos principais do trabalho desenvolvido.

ELI RIBEIRO

Primeiro a falar, Eli Ribeiro (Republicanos), disse que no dia a dia os parlamentares acabam sendo a voz das pessoas que gritam por socorro em relação aos serviços públicos. “Muitas vezes, entramos onde o prefeito não entra, e vamos até onde secretários não chegam”, disse, referindo-se à presença em todos os locais da cidade. Várias indicações, projetos e contatos foram feitos por meio de assessores que recebem as demandas da comunidade e levam ao gabinete.

Além disso, Eli Ribeiro destacou a realização de uma sessão solene em homenagem ao Dia do Maqueiro e a aprovação da lei que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a importância da mulher na política, como importantes realizações do mandato. “Na área de saúde, o maqueiro é o primeiro contato da pessoa que chega acidentada em unidade hospitalar. Já quanto às mulheres, nosso projeto é para incentivar a participação delas na política”, disse.

ISMAEL BASTOS

Assegurando ter conseguido corresponder ao que propôs aos feirenses durante a campanha, Ismael Bastos (PL) avaliou ter fechado o semestre legislativo mantendo a coerência nos projetos, indicações, requerimentos e ofícios apresentados.

“Tudo isto, fizemos com o nosso perfil de direita, cristã e conservadora, sem deixar de ter atenção com os menos favorecidos”, garantiu. Porém, ressaltou o vereador, nem tudo o que se busca para a comunidade se consegue efetivar rapidamente. “Nem todas as ruas que gostaríamos de ver pavimentadas, conseguimos. A Câmara entrará em recesso, mas as visitas e nosso trabalho irão continuar ativos. E, nos próximos seis meses continuaremos a defesa e a representação deste segmento tão importante da sociedade”, disse Ismael.

LULINHA DA GENTE

Com atuação constante, tanto na sede quanto na zona rural de Feira, o mandato de Lulinha da Gente (União), comemora conquistas diversas.

Segundo o parlamentar, tudo resultado do esforço dos primeiros seis meses, onde foram apresentados centenas de ofícios e indicações ao Executivo. “Trabalhamos arduamente todos os dias, recebendo reivindicações da comunidade”, afirmou. E os benefícios chegaram a distritos como Jaíba e Tiquaruçu (patrolamento e extensão de água e energia); bairros como Conceição (100% sendo limpo), Papagaio (diversas melhorias), Conjunto Vila Feliz (Asa Branca), Pedra Ferrada (77 braços de luz) e comunidade João Henrique Carneiro (autorizado colocação de 50 braços de luz), citou Lulinha. “E aprovamos aqui na Casa, o projeto autorizando a implantação de motofaixas, visando reduzir acidentes com motocicletas no trânsito da cidade”, disse.

RON DO POVO

Conforme dados contabilizados pela equipe do mandato, informou Ron do Povo (PP), foram encaminhados 168 ofícios ao poder público nos primeiros seis meses de 2025. Realizações acabaram sendo efetivadas em diversas localidades e bairros como Gabriela (1, 2 e 3), Homero Figueiredo, Parque Servilha e outras. Também houve o quantitativo de 36 indicações apresentadas, relativas a construção e melhoria de praças, pedidos de calçamento ou pavimentação asfáltica, creche, reforma de escolas e postos de saúde. “Finalizamos este semestre, agradecendo especialmente à nossa equipe. Não é fácil, pois somos muito cobrados. Mas, o secretariado tem atendido os nossos pedidos”, observou.

SILVIO DIAS

Para Silvio Dias (PT), o primeiro semestre do ano registrou intensa jornada de trabalho. “Tivemos presença ativa no Município. Muitas visitas em vários bairros, comunidades e até em cidades próximas da região de Feira”, destacou. Questão relevante, pontuou o petista, é a condução dos trabalhos legislativos pelo presidente Marcos Lima (União) e a Mesa Diretiva da Casa da Cidadania. “Independentemente do posicionamento político, têm prezado pela harmonia e diálogo nesta Casa. Isto é muito importante”, frisou.

Silvio relatou que viu recentemente matéria no site Acorda Cidade, onde uma criança de cinco anos, cadeirante, clamava à Prefeitura por pavimentação de sua rua, no bairro Conceição. “Aproveito para pedir aos gestores que tenham carinho e cuidem melhor, principalmente deste bairro e o da Mangabeira. A rua, alvo de reclamação desta criança, estava completamente esburacada e cheia de lama”, protestou.

GEAN CAVERNA

Entre as diversas solicitações recebidas e encaminhadas no período, Gean Caverna (Podemos) comemorou que no próximo dia 30, a Prefeitura já iniciará obras de uma creche na comunidade de Água Grande (distrito de Maria Quitéria).

Melhoria de estradas vicinais, foi outro ponto de destaque do vereador. Apesar de muita polêmica sobre esta questão, a Prefeitura tem dado assistência às comunidades, ainda que “insuficiente” para solucionar a demanda. “Inclusive, temos diversas solicitações de pessoas que sofrem ao precisar se deslocar para estudar ou trabalhar”, lembrou. Como alternativa, garantiu Gean Caverna, seu mandato apresentará uma sugestão sobre “estrada ecológica” para os governos municipal e estadual. “É para garantir estradas de qualidade, sem a perda das características da zona rural. Trata-se de asfalto de durabilidade até cinco anos, resistente, e que vai atender todos os distritos”, explicou o parlamentar.

JOSIVALDO

Em busca de melhorias para as comunidades onde atua, Josivaldo Santana (União) chegou a ir até Brasília (capital do país) em busca de recursos públicos para concretizar demandas de indicações apresentadas. “Algumas verbas já estão empenhadas, inclusive”, disse ele. O vereador ressaltou que desta forma, está se esforçando para cumprir o compromisso firmado com os feirenses. “E nos próximos semestres, estarei mais preparado e aguerrido”, garantiu. Classificando a oportunidade de estar no Legislativo como uma “benção divina”, Galeguinho (União) disse que trabalha diuturnamente para amenizar o sofrimento da população. “Chegamos ao final do primeiro semestre e sabemos da dificuldade que é participar de eleição e conquistar a confiança popular. Mas é gratificante representar os feirenses”, observou, ressaltando que apresentou indicações e projetos de lei em benefício do povo.

JOSÉ CARNEIRO

Um semestre de incansável luta pelo pagamento dos precatórios do Fundef a professores e funcionários da educação feirense. Foi o que destacou o vereador e líder do Governo, José Carneiro (União). “Sabemos que, infelizmente, forças estranhas fizeram com que os senhores e senhoras não conseguissem receber em dia o pagamento”, disse, criticando ações impetradas pela APLB Sindicato que teriam atrasado a antecipação dos precatórios pela gestão municipal. De acordo com José Carneiro, o prefeito tem cumprido à risca todos os trâmites legais para que professores e servidores recebam o que têm direito.

“Prova disso, é que a APLB tem entrado constantemente para barrar este pagamento. Na última decisão entraram com agravo de instrumento e dia 18 de julho saiu a anulação da decisão anterior, autorizando o município a continuar o processo para o pagamento”, afirmou. Agradecendo a atuação da Procuradoria Geral do Município, o governista garantiu que os precatórios serão uma realidade, efetivada muito em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima