
A abordagem social atua em situações de risco pessoal e social
Com a intensificação do frio nos últimos meses, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), tem reforçado as ações do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), garantindo o atendimento à população em situação de rua. A atuação acontece diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, com foco na garantia de direitos e acesso aos serviços da rede de proteção social.A equipe do Seas realiza abordagens em diversos pontos da cidade, identificando pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, com ações de orientação, escuta qualificada, distribuição de cobertores e encaminhamentos para acolhimento e outras unidades de atendimento, como o Centro Pop e unidades de saúde. As ações são feitas tanto por meio de busca ativa nos territórios quanto por notificações recebidas da população. Desde junho, quando as temperaturas começaram a cair, mais de 200 atendimentos já foram realizados.
Durante a última semana, a equipe percorreu regiões com maior incidência de pessoas em situação de rua, como Ceasa, praças Vitor Brito e Barão do Rio Branco, além da área próxima ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. Durante as abordagens, os profissionais dialogaram com os usuários, prestaram orientações sobre os serviços disponíveis, realizaram acolhida e distribuíram cobertores.
Em muitos casos, o trabalho do Seas resulta no encaminhamento dos usuários para o Centro Pop, onde eles têm acesso à alimentação, higiene pessoal, guarda de pertences e atendimento com equipe técnica. Quando há necessidade de atenção em saúde, as equipes acionam serviços como o Consultório na Rua. Já nos casos em que há interesse pelo acolhimento, as pessoas são direcionadas ao Abrigo Provisório, mantido pela Prefeitura, ou à Casa do Andarilho, Organização da Sociedade Civil parceira do Governo Municipal.
A gerente do Seas, Caren Samantha, destacou que o trabalho da abordagem vai além do atendimento imediato. “Nosso objetivo é estabelecer vínculos com os usuários, respeitando suas trajetórias e escutando suas histórias. A partir desse contato inicial, começamos a construir, junto com eles, caminhos possíveis para a superação da situação de rua. Cada atendimento é uma oportunidade de acolher com dignidade e promover a autonomia dessas pessoas”, afirmou.
O Seas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos finais de semana e feriados, das 8h às 13h. A população pode acionar o serviço pelos telefones (77) 3229-3256 ou (77) 98856-3140.