Servidores que atuam na gestão da Semdes participam de oficina de treinamento sobre Inteligência Emocional

Servidores municipais que atuam na gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) participaram, nesta quarta-feira (30), da oficina de treinamento sobre Inteligência Emocional no ambiente de trabalho. A ação está inserida no Projeto Cuidando de Quem Cuida, desenvolvido pelo Núcleo de Atenção à Saúde e de Segurança no Trabalho (Nast).

O objetivo da oficina é fortalecer as competências socioemocionais e promover o desenvolvimento da Inteligência Emocional como ferramenta estratégica para liderança mais empática, eficaz e humanizada, conforme pontuou a psicóloga do Nast, Núcia Maria Normando.

“É uma continuidade das nossas ações de saúde voltadas para os servidores, e o Projeto Cuidando de Quem Cuida é justamente para atender questões demandadas pelos gestores. A própria Semdes organizou por turmas. Serão três dias trabalhando o tema inteligência emocional, mas não acaba por aqui não”, explicou. Ainda segundo a psicóloga, outros temas também serão trabalhados nos próximos encontros. “Gestão de conflitos e relacionamentos interpessoais também serão termas abordados mais para frente. Cada semana tem um tema diferente”, completou.

Entre as atividades desenvolvidas na oficina, estão a ginástica laboral, prática de exercícios durante o expediente, onde são realizados alongamentos e movimentos que aliviam o estresse tanto muscular quanto mental.

Para a coordenadora municipal de Proteção Social Básica, Dayana Evelinne Andrade, por meio desse trabalho, os servidores podem reavaliar e buscar melhorias no ambiente de trabalho.

“As oficinas nos oportunizam a reavaliar as nossas posturas dentro do trabalho, a reavaliar como a gente conduz os nossos gerentes, como a gente conduz os nossos serviços. E oficina de hoje, que se refere à inteligência emocional, é o momento da gente se reavaliar e buscar melhorias nesse sentido”, disse a coordenadora.

Coordenador municipal de Igualdade Racial, Ricardo Alves destacou que trabalhar a inteligência emocional em iniciativas como essa reflete diretamente no atendimento das pessoas e na qualificação do serviço.

“Ações como essa são extremamente importantes porque os líderes são aqueles que tomam decisões e isso impacta diretamente tanto os trabalhadores quanto os usuários dos nossos serviços. É uma forma de você qualificar o atendimento, qualificar os serviços e as lideranças. Então é uma iniciativa muito importante que a gente vem observando, um conjunto de ações que o Governo Municipal tem feito visando a melhoria do atendimento, a qualificação dos serviços, da assistência social, mas também da Prefeitura como um todo”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima