
Servidores municipais que atuam na gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) participaram, nesta quarta-feira (30), da oficina de treinamento sobre Inteligência Emocional no ambiente de trabalho. A ação está inserida no Projeto Cuidando de Quem Cuida, desenvolvido pelo Núcleo de Atenção à Saúde e de Segurança no Trabalho (Nast).
O objetivo da oficina é fortalecer as competências socioemocionais e promover o desenvolvimento da Inteligência Emocional como ferramenta estratégica para liderança mais empática, eficaz e humanizada, conforme pontuou a psicóloga do Nast, Núcia Maria Normando.
“É uma continuidade das nossas ações de saúde voltadas para os servidores, e o Projeto Cuidando de Quem Cuida é justamente para atender questões demandadas pelos gestores. A própria Semdes organizou por turmas. Serão três dias trabalhando o tema inteligência emocional, mas não acaba por aqui não”, explicou. Ainda segundo a psicóloga, outros temas também serão trabalhados nos próximos encontros. “Gestão de conflitos e relacionamentos interpessoais também serão termas abordados mais para frente. Cada semana tem um tema diferente”, completou.
Entre as atividades desenvolvidas na oficina, estão a ginástica laboral, prática de exercícios durante o expediente, onde são realizados alongamentos e movimentos que aliviam o estresse tanto muscular quanto mental.
Para a coordenadora municipal de Proteção Social Básica, Dayana Evelinne Andrade, por meio desse trabalho, os servidores podem reavaliar e buscar melhorias no ambiente de trabalho.
“As oficinas nos oportunizam a reavaliar as nossas posturas dentro do trabalho, a reavaliar como a gente conduz os nossos gerentes, como a gente conduz os nossos serviços. E oficina de hoje, que se refere à inteligência emocional, é o momento da gente se reavaliar e buscar melhorias nesse sentido”, disse a coordenadora.
Coordenador municipal de Igualdade Racial, Ricardo Alves destacou que trabalhar a inteligência emocional em iniciativas como essa reflete diretamente no atendimento das pessoas e na qualificação do serviço.
“Ações como essa são extremamente importantes porque os líderes são aqueles que tomam decisões e isso impacta diretamente tanto os trabalhadores quanto os usuários dos nossos serviços. É uma forma de você qualificar o atendimento, qualificar os serviços e as lideranças. Então é uma iniciativa muito importante que a gente vem observando, um conjunto de ações que o Governo Municipal tem feito visando a melhoria do atendimento, a qualificação dos serviços, da assistência social, mas também da Prefeitura como um todo”, disse.