
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar, promove ao longo de setembro uma série de atividades em alusão à campanha Setembro Amarelo, voltada à valorização da vida, à promoção da saúde mental e à prevenção ao suicídio.
As ações ocorrerão em todas as unidades de saúde administradas pela Autarquia Municipal, com destaque para rodas de conversa sobre saúde mental, com a participação de profissionais do Hospital Inácia Pinto dos Santos – o Hospital da Mulher. A programação inclui ainda palestras, mutirão de consultas ginecológicas, atendimentos voltados ao planejamento familiar (com ênfase na avaliação e inserção de métodos contraceptivos de longa duração), além da distribuição de materiais informativos.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, as iniciativas têm como objetivo alertar a comunidade sobre a importância do cuidado com a saúde mental e incentivar a busca por tratamento adequado.
“Em 10 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e esta é uma data que deve ser lembrada durante todo o mês. Por isso, vamos realizar ações de conscientização e ampliar o acesso da população a consultas, exames e atendimentos com diversas especialidades, incluindo psicólogos e psiquiatras no Ambulatório de Saúde da Mulher”, destacou a gestora.
No dia 13 de setembro, data em que se comemora o primeiro ano de funcionamento do Ambulatório de Saúde da Mulher, também será realizada uma programação especial. Entre as atividades estão bate-papos com profissionais de saúde, ginástica laboral e distribuição de lanches, como forma de promoção do bem-estar dos colaboradores.
“Nesta data tão simbólica para o empoderamento feminino, reforçamos o nosso compromisso com a saúde das mulheres. Oferecemos atendimentos médicos especializados exclusivamente para elas, com marcação via Central de Regulação e também na própria unidade. Neste dia, teremos um mutirão de consultas ginecológicas e planejamento familiar, com foco nos contraceptivos de longa duração”, acrescentou Gilberte Lucas.
Além do Hospital da Mulher, outras unidades também estarão envolvidas na campanha: o CMPC, o CMDI Maria Quitéria, a unidade de Baraúnas, o Laboratório de Análises Clínicas do HIPS, o Ambulatório de Pediatria e a Casa de Parto Natural. As ações serão realizadas nos próprios ambientes de trabalho, com o intuito de identificar possíveis sinais de sofrimento psíquico que, muitas vezes, passam despercebidos.
A Fundação Hospitalar destaca que o Setembro Amarelo é uma oportunidade não apenas para compartilhar informações, mas também para estimular o acolhimento, a escuta ativa e o aprendizado contínuo entre profissionais da saúde e a população.