
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Texto: Ana Virgínia Vilalva / Secom PMS
O nono mês do ano, além de dedicado ao Setembro Amarelo, período que busca alertar para a importância da saúde mental, também é marcado pela campanha Setembro Verde, que busca conscientizar a população sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Por isso, a Prefeitura de Salvador vai promover nos próximos 30 dias uma série de ações em alusão à campanha, em parceria com entidades particulares e com secretarias municipais, como cursos de Libras, oficinas para criação de brinquedos acessíveis e formações profissionalizantes.
A iniciativa é da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), vinculada à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). A programação ainda tem cursos de inclusão digital para pessoas surdas e deficientes auditivos; visitas guiadas à Casa das Histórias e à Cidade da Música; seminários; feiras de empreendedorismo, entre outras ações. O objetivo do Setembro Verde é ampliar o acesso à cultura, ao lazer e ao mercado de trabalho para o público PCD e seus familiares.
“Neste mês, contaremos, por exemplo, com uma formação de condutores de transporte escolar e teremos um festival esportivo inclusivo, no qual pessoas com deficiência como pessoas surdas, com nanismo ou com deficiência visual serão os professores. Além disso, vamos ofertar formação em cursos de bolo, de pão, inclusão digital para a pessoa surda, e uma feira para as mães empreendedoras. São diversas ações que culminam no direito das pessoas com deficiência durante o mês de setembro”, disse Daiane Pina, diretora da DPCD da Sempre.
As iniciativas contam com a parceria de outras secretarias municipais, a exemplo da Secult (Cultura e Turismo); Semdec (Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda) e SPMJ (Políticas para Mulheres, Infância e Juventude). Também terão o apoio de empresas privadas, como Ferreira Costa e Faculdade Anhanguera, e de entidades como Central Única das Favelas (CUFA) e Associação dos Artesãos da Bahia (Adaba).
“Considero de extrema importância essa valorização da inclusão das pessoas com deficiência, inserindo-as em todas as áreas. E a Prefeitura vem ampliando esse diálogo com a sociedade civil e a inclusão das pessoas em todas as áreas”, concluiu Daiane.
Confira abaixo a programação completa:
02/09 Curso de Inclusão Digital para pessoas Surdas e Deficientes Auditivos, em parceria com a Faculdade Anhanguera Iguatemi
04/09 Oficina de Construção de Brinquedos Acessíveis na AMAPE
08/09 Visita guiada à Casa das Histórias de Salvador em parceria com a SECULT
09/09 Visita Guiada na Cidade da Música com as Mães Atípicas da AMAPE em parceria com a SECULT
10/09 Abertura do Curso de Libras com a Arquidiocese de Salvador
10/09 ECA vai à Escola, parceria com a SPMJ e Diretoria da Infância e Juventude, na ABAE (Associação Baiana de Equoterapia)
11/09 Oficina de Construção de Brinquedos Acessíveis na AMAE
16/09 Formação sobre Inclusão no mundo do trabalho para Jovens Aprendizes em parceria com o CIEE
17/09 Seminário: Doença Rara. Trissomia do Cromossomo 18 (t18) em parceria com a Faculdade Anhanguera Iguatemi
18 a 20/09 Feira Empreender é com Elas na Ferreira Costa Paralela em parceria com a SEMDEC
18 a 28/09 Empreender é com Elas na Feira da Primavera em parceria com a ADABA no Largo do Campo Grande
19/09 Curso de Tranças Afro em parceria com a Associação Amigos em Ação Social e Faculdade Anhanguera Iguatemi
19/09 Curso de Pãozinho de Queijo Curso de Bolos e Tortas Salgadas em Parceria com a CUFA
20/09 Formação para os Condutores do Transporte Escolar em parceria com a SEMOB
26/09 Curso de Tranças Afro em parceria com a Associação Amigos em Ação Social e Faculdade Anhanguera Iguatemi
26/09 Curso de Pãozinho de Queijo Curso de Bolos e Tortas Salgadas em Parceria com a CUFA
26/09 Seminário DPCD Setembro Surdo
27/09 Festival Esportivo Inclusivo na Praia da Preguiça
Fonte: Prefeitura de Salvador