
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) iniciou a terceira edição do Curso Preparatório para candidatos a gestores escolares. O evento foi realizado no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba), campus Anísio Teixeira. É imprescindível para quem deseja dirigir uma unidade escolar no biênio 2026-2027.
O secretário Edgard Larry afirmou que a gestão escolar, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de habilidades financeiras e administrativas, é importante que esteja comprometida com a eficiência da educação dos estudantes. “Ela deve seguir princípios éticos, a fim de promover a democracia, autonomia e cidadania para o seu exercício na sociedade”.
Ainda segundo Larry, a gestão escolar, a prática do bem viver, por ser o princípio norteador das ações estabelecidas em uma escola, significa sabedoria prática ou prudência, que deve estar presente em processos de deliberação. “Decisão e ação, para deliberar racionalmente sobre as ações, para que estas possam garantir à comunidade escolar uma educação de qualidade e que estejam direcionadas na busca de uma relação justa e equilibrada, de acordo com a ética, com foco no desenvolvimento de cidadãos para que estes possam exercitar a cidadania e participar da vida em sociedade de maneira consciente. As escolas de hoje têm de ajudar os alunos a pensar por si mesmos e a trabalhar coletivamente, estimular a criatividade e o pensamento crítico de seus alunos, a importância de transformar ideias em soluções inovadoras, questionar, imaginar, fazer refletir”, disse.
-
Edgard
-
Ronilson
-
Francisco
O coordenador do Núcleo Pedagógico, Ronilson Ferreira, disse que essa edição teve 400 inscritos, entre diretores, vice-diretores, coordenadores e professores, que se inscreveram, praticamente o dobro em relação à primeira. “E ainda temos uma lista de espera em torno de 200 pessoas”. O curso terá encontros presenciais, mas a maioria das aulas será no estilo remoto. “A ideia é fazer o quanto antes o edital de eleição dos professores, para que todos saibam como será o pleito. É uma tarefa desafiadora, árdua, mas que ajuda a promover mudanças”, explicou o coordenador.
A palestra de abertura tratou do tema “O cotidiano e os desafios para a gestão escolar no século XXI: liderança, equipe e transformação social” e foi ministrada pelo secretário de Educação do Município de Sobral (CE), professor Francisco Herbert Lima Vasconcelos. Ele falou do papel de liderança do diretor escolar, a gestão baseada em evidências com foco na garantia da alfabetização e aprendizagem dos alunos, nas rotinas da gestão do diretor que podem qualificar e fortalecer o trabalho do professor em sala de aula, além da direção baseada em evidências da caminhada pedagógica. “Abordamos também a importância da formação dos professores como sendo uma das diretrizes do trabalho do diretor da escola e principalmente o apoio, o diálogo com a comunidade, a valorização dos professores, o engajamento, o incentivo e a motivação dentro da gestão como foco na garantia da aprendizagem”.
-
Gabriel
-
Sintia
-
Rita
Professor na Escola Municipal Maria da Conceição Meira Barros, Gabriel da Silva Guedes relatou que sua expectativa é grande para realizar o curso. “Surgiu esta oportunidade que é pré-requisito para o cargo de gestão, e estou com muita expectativa para entender um pouco mais como funciona o dia a dia da realidade escolar. Quero aprender e poder vivenciar isso futuramente”. A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Anna Geruzia Bittencourt, Sintia Maria Gomes Ferraz, revelou ter paixão pela gestão escolar. “Meus estudos e pesquisas giram em torno da gestão escolar, uma área que gosto bastante e dentro da educação infantil que é o meu foco, então, por isso a necessidade do curso, além da ampliação dos conhecimentos que nunca é demais. É preciso estar sempre atualizada, pensando, refletindo sobre as questões que permeiam o ambiente da gestão escolar”.

Comitiva de Presidente Jânio Quadros
Uma comitiva veio de Presidente Jânio Quadros para conhecer o curso oferecido pela Smed. A secretária de Educação, Rita Daniela Santana Souza, afirmou ser um momento ímpar na educação do município de Vitória da Conquista e para Presidente Jânio Quadros também. “Acredito que vamos adquirir vários conhecimentos em prol dos desafios cotidianos na vida escolar, em que nossos gestores estarão mais preparados e com mais informações para lidar no dia a dia”.