SMPM realiza “Rainhas Negras” em comemoração ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Em comemoração ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Sala da Mulher Empreendedora da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), em parceria com o Instituto Bemmaker, realizou, neste sábado (26), o evento “Rainhas Negras”.

Sede da Secretaria de Políticas para Mulheres

A ação foi organizada para as integrantes dos projetos “Filhas de Dandara”, de apoio à empregabilidade e ao empreendedorismo de mulheres negras no município, e o projeto “Donas Tech”, que visa capacitar e empoderar mulheres. A atividade aconteceu na sede da SMPM, e o convite ao entrar era de descer os degraus da autonomia para chegar ao tapete das rainhas.  Ainda na escada, as mulheres encontravam um mural de fotos dos encontros desses projetos, além de diversos painéis espalhados pela casa com a biografia de grandes mulheres negras na história mundial, nacional e local. A recepção às convidadas foi com uma sessão de maquiagem profissional.

A secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, ressaltou o prestígio dessa homenagem. “Estamos celebrando, sobretudo, as mulheres negras de Vitória da Conquista, com o autocuidado, uma passarela para elas desfilarem e contarem as suas histórias. Um momento descontraído, de comemoração. Não existe conquista para todas se não estivermos juntas”, concluiu Viviane.

Efigênia Ferreira, gerente da Sala da Mulher Empreendedora, destacou que essa é uma oportunidade de voltar às raízes e entender o lugar da mulher negra na sociedade. “O projeto Filhas de Dandara deseja que essas mulheres alcancem espaços que foram estruturalmente negados para elas, mas não estamos apenas em lugar de mazelas, mas também de potência. Nós contribuímos para a cultura, para o crescimento socioeconômico e não somos vistas. Esse evento busca trazer visibilidade para essa realidade, gerando representatividade para outras mulheres”.

Já a coordenadora do Projeto “Donas Tech”, Cecília Rayane, destacou a parceria com o Governo Municipal. “Nós juntamos nossas forças nesses dois projetos, e a gente procura trazer para elas representatividade, autoconhecimento, e também independência financeira. Essa homenagem simboliza essa colaboração do Instituto com a Secretaria de Políticas para Mulheres, um momento de descontração e construção do empoderamento feminino”, disse.

A abertura foi feita por secretária Viviane. Efigênia e Cecília também falaram palavras de boas-vindas. Em seguida, a  primeira roda de conversa foi sobre “A Mulher Negra e suas Contribuições para a Formação da Sociedade”, com Ray Menezes, Mariana Aragão e Laís Pinheiros. Após o Coffee Break, a segunda palestra trouxe a discussão sobre “Mulheres Negras de Ouro: Comportamentos que nos Impulsionam ao Crescimento Profissional”, com a participação de Lila Barreto e Kênia Cristina.

As participantes do “Filhas de Dandara” elogiaram o projeto e a homenagem. Para Liuana Ribeiro é lugar de conhecimento e carinho. “É muito acolhedor, nos traz a vivência do que é ser uma mulher negra. Hoje está sendo maravilhoso, o desfile vai ser fantástico. Já Fabiana Oliveira se sente empoderada pelo projeto: “Um dia como hoje é muito importante, fico muito orgulhosa de estar nesse evento que nos reconhece. Estou muito empolgada, sou muito reservada, mas para representar nossa pauta me senti encorajada para desfilar”, finalizou.

A atividade terminou com um momento de empoderamento feminino e a valorização da beleza e da história dessas mulheres, que tiveram a oportunidade de desfilar no tapete vermelho e finalizar a tarde como “Rainhas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima