
Equipe dos Suas na Comunidade chega ao distrito de Inhobim
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou a 10ª edição do programa Suas na Comunidade neste domingo (13), no distrito de Inhobim. A ação também atendeu moradores dos povoados de Lamarão, Matinha, Abelhas, Baixa da Porteira, Cachoeira do Rio Pardo, Água Boa; da Fazenda Boa Vista; do assentamento Antônio Fonseca e do bairro Patagônia.
A estrutura do evento foi montada em frente ao Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (Paac II/Subprefeitura) de Inhobim, onde 110 pessoas tiveram acesso aos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Programa Municipal de Habitação de Interesse Social (HIS), da Ouvidoria Municipal e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR). Além de atividades culturais para crianças e oficinas sobre o mercado de trabalho para jovens, em comemoração ao aniversário de 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), celebrado no dia 13 de julho.
Segundo a diretora de Assistência Social, Irlane Gomes, o Suas na Comunidade tem ampliado o alcance dos atendimentos da assistência e de outras políticas públicas em diversos territórios de Vitória da Conquista. “O Suas na Comunidade é um programa municipal que tem auxiliado a nossa gestão a ampliar o atendimento em territórios mais vulneráveis e distantes do Centro da cidade, como os da zona rural e dos condomínios residenciais do Minha Casa, Minha Vida. Com ele, a gente consegue levar atendimentos da assistência social e de outras políticas públicas a esses territórios, garantindo que cada vez mais pessoas tenham acesso a direitos básicos e essenciais”, explicou a diretora.
A realização da 10ª edição do Suas na Comunidade em Inhobim contou com o apoio do coordenador do PAAC II da SMDR, Osmário Lacerda. De acordo com ele, existe uma alta demanda na localidade. “Faz um ano que o Suas na Comunidade esteve aqui e continua sendo um sucesso. Tentaram acabar com esse programa, mas o nosso Governo lutou e continua com os atendimentos na zona rural. O deslocamento até Conquista para receber atendimento é muito difícil e essa ação concentra diversos serviços em um lugar só para a nossa população”, pontuou o coordenador.
Para o morador de Inhobim, Gildásio Ferreira Santos, a ação correspondeu às expectativas da população. “É um excelente trabalho. Já é a segunda vez que eu participo e sou bem atendido. Hoje, eu fui atendido pelo setor de Habitação e pelo Desenvolvimento Rural. Acho que melhor do que isso aí, é só o povo participar e receber os bens que estão vindo para eles, porque melhor do que isso aí não acontece não”, afirmou o morador.
A jovem Crislaine Bandeira participou da oficina promovida pelo programa Acessuas Trabalho durante a ação do Suas na Comunidade. Ela relatou que a experiência foi enriquecedora para os participantes. “Eu achei muito importante porque eu mesmo não conhecia o programa. Eu chamei a minha amiga para vir junto comigo. A oficina me ensinou bastante, não só para mim, como também aos demais. É um aprendizado que eu vou levar para a vida, como me comportar de forma adequada em uma entrevista”, contou Crislaine.