Suas na Comunidade: governo municipal realizou mais de 2.500 atendimentos na zona urbana e rural em 2025

Imagem da matéria

A Prefeitura de Vitória da Conquista retomou, em abril de 2025, o programa Suas na Comunidade, que tem como objetivo levar serviços de assistência social e de políticas transversais para mais perto da população. Até agosto, já foram realizadas 13 ações em diferentes localidades urbanas e rurais, beneficiando 1.576 pessoas com um total de 2.580 atendimentos. Até o final deste ano, estão previstas mais 13 edições do programa. A próxima ação ocorrerá neste sábado (30), atendendo moradores dos Residenciais Pau Brasil e Ipê.

Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o Suas na Comunidade conta com a articulação das secretarias municipais de Desenvolvimento Rural (SMDR), de Política para Mulheres (SMPM), de Educação (Smed), de Serviços Públicos (Sesep) e da Ouvidoria Municipal. Além disso, o programa também tem parceria com outras entidades, como a Defensoria Pública da União (DPU), a Defensoria Pública do Estado (DPE) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, essa atuação integrada tem garantido às comunidades mais vulneráveis o acesso a diversos serviços essenciais. “O Suas na Comunidade tem proporcionado a garantia de direitos em territórios mais distantes, onde muitas vezes a população encontra dificuldades para acessar os serviços públicos. É uma estratégia que vem consolidando a presença do poder público nas comunidades mais vulneráveis”, pontuou o secretário.

O destaque das edições do Suas na Comunidade 2025 foi a realização das ações exclusivamente aos finais de semana, o que facilitou a participação das famílias sem comprometer os atendimentos nos serviços durante a semana. Outra inovação foi a inclusão de oficinas voltadas para os jovens das localidades atendidas, com foco no mundo do trabalho, por meio do programa Acessuas Trabalho, além de rodas de conversa temáticas para as mulheres promovidas pelas equipes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de cada território atendido.

Além dos serviços de assistência social, cada edição do Suas na Comunidade tem ofertado aos moradores dos condomínios do Minha Casa, Minha Vida e da zona rural de Vitória da Conquista os atendimentos de Habitação de Interesse Social (HIS), Desenvolvimento Rural, Ouvidoria Municipal, DPU, DPE, INSS e de políticas transversais, como Igualdade Racial e Políticas para Mulheres.

Entre os serviços disponíveis, estão atualização do Cadastro Único, orientações sobre o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), carteira da pessoa idosa, emissão da ID Jovem, tarifa social de energia e água, ações de combate à violência e ao trabalho infantil, passe livre, emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, atendimentos jurídicos, previdenciários e encaminhamentos para a rede de proteção à mulher.

Até o momento, já foram contemplados moradores dos distritos de São Sebastião, Inhobim, Cercadinho e Cabeceira do Jiboia; dos povoados de Matinha, Olho D’Água dos Monteiros e Lagoa de José Luiz; do Assentamento Caldeirão e a comunidade quilombola de Boqueirão. Já na zona urbana, o programa estendeu a população dos residenciais Bela Vista I e II, no bairro Boa Vista; Europa Unida e América Unida, no Primavera; Parque das Flores e Margarida, no Campinhos; além dos residenciais do Campo e Campo Verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima