
O último sábado (30) de agosto foi de diversos serviços para famílias dos residenciais Ipê e Pau Brasil, localizados no bairro Miro Cairo, com a 14ª edição do programa Suas na Comunidade. Foi a segunda vez que a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), levou os serviços para o local. No ano passado, o programa realizou 276 atendimentos. E, apenas este ano, já foram mais de 2.200 no município.
Entre os atendimentos ofertados neste sábado estavam o Sistema Único de Assistência Social (Suas), Habitação de Interesse Social, Política para Mulheres, Igualdade Racial, Desenvolvimento Rural, orientação jurídica e Ouvidoria Municipal.
“O Suas na Comunidade vem encurtando distâncias, garantindo facilidade para a população acessar os serviços da assistência social, mas hoje a gente tem também a presença especial de parceiros importantes, como o INSS. Todos juntos e conectados garantido que as famílias que vivem aqui no território possam mais facilmente acessar os serviços da assistência social, ter acesso a informações importantes para a vida delas e mais ainda garantindo essa convivência comunitária de oportunidade de quem vive aqui. É a assistência social cumprindo essa importante missão de garantir proteção social e fortalecer os vínculos comunitários”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias.
Quem aproveitou a oportunidade para buscar atendimento foi Jéssica Porto. Ela foi fazer a atualização do CadÚnico e elogiou a iniciativa da Prefeitura em aproximar ainda mais os serviços da comunidade.
“Eu aproveitei esse sábado hoje para vir aqui, porque como a gente não tem condições de deslocar para o Centro esse atendimento foi ótimo para a gente que precisa, principalmente pra quem tem criança Hoje foi um dia muito especial pra gente resolver tudo o que precisa”, disse a moradora.
-
Vera Lúcia
-
Jéssica
Moradora do residencial Pau Brasil, a Senhora Vera Lúcia também aproveitou este sábado para buscar atendimento e concordou com a facilidade que o serviço oferece para quem tanto precisa.
“Ajuda muito cada um de nós daqui do bairro, eu estou achando bom, muitos benefícios para a gente resolver aqui mesmo. Facilita tudo, para cada um de nós aqui, as mães que têm filhos, Bolsa Família”, disse a idosa.
Um dos parceiros do programa é o INSS, por meio do Programa de Educação Previdenciária (PEP), com orientação e informação para a comunidade. A servidora do INSS, Marília Magalhães, pontuou a parceria do instituto no Suas na Comunidade para aproximar ainda mais os serviços da população.
-
Marília em atendimento pelo INSS
“A gente acaba se aproximando mais ainda do cidadão, que se sente também mais acolhido diante da necessidade com relação aos benefícios previdenciários, a cobertura previdenciária, que é muito importante para a população saber quais são os seus direitos efetivos e como chegar nele. Saber quais são os documentos necessários, como ter acesso à concessão desses benefícios”, explicou.
Durante a manhã, o programa também realizou momento cultural com música, roda de capoeira e lazer com brinquedos, pipoca e algodão doce para as crianças.