Subprefeitura de Inhobim realiza atendimentos do AgroAmigo e outros serviços para produtores rurais

Imagem da matéria

O Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (Paac 3 – Subprefeitura de Inhobim), que atende, além do distrito, as regiões de Veredinha, Cercadinho, São João da Vitória, Dantelândia e mais 58 povoados, realizou, esta semana, o cadastramento de produtores rurais no Cadastro Nacional do Agricultor Familiar (CAF), para acesso ao benefício do Agroamigo, que destina o crédito rural aos inscritos no CAF.

“Realizamos, hoje, 23 atendimentos para o cadastro ao crédito AgroAmigo do Banco do Nordeste, que disponibiliza até R$12 mil para o homem e R$15 mil para a mulher que trabalha com a agricultura familiar. Então, os agricultores que se enquadram no perfil e têm acesso ao CAF conseguem receber o benefício.

“Nós temos essa parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, para disponibilizar crédito aos produtores da região”, destacou Marcos Wellber Ribeiro, agente de crédito rural.

Além do acesso ao crédito rural, a Subprefeitura de Inhobim oferece à população serviços de emissão de certidão de nascimento, assistência agronômica, emissão do cartão SUS, solicitação de credencial para carteira do idoso, cadastro para passe livre intermunicipal e interestadual, cadastro para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Cadastro Único para o recebimento do Bolsa Família.

“A gente também faz acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade social, com violação de direito da criança e do idoso, através do serviço que acontece todas as quartas-feiras. A maioria das solicitações são feitas aqui e a gente dá o direcionamento para essas famílias”, disse Sandra de Souza, assistente do Cras Rural.

Daiane Silva é moradora do distrito de Cercadinho e foi até a Subprefeitura para realizar o cadastro no AgroAmigo para o crédito rural. “Eu trabalho lá na roça da gente mesmo, e a gente quer fazer um reservatório de água e plantar algumas coisas para crescer a plantação. Por isso, vim até aqui tentar o crédito”, disse a agricultora.

O agricultor Cesídio Brasileiro foi à Subprefeitura para tentar o crédito rural e aumentar a produção de frutas em sua propriedade; “Eu trabalho com café e outras plantações também. Aipim, laranja e pocã, todas para o consumo da gente mesmo. A gente quer ampliar a produção das frutas e começar a vender também. Por isso, vim tentar o crédito, que vai ajudar muito”, ressaltou Cesídio.

Já Maria Ferreira foi à Subprefeitura para fazer o recadastramento do Benefício de Prestação Continuada do pai. “Eu já vim outras vezes aqui e venho sempre  que preciso. A Subprefeitura, dentro do próprio distrito, ajuda bastante, porque a gente, que tem criança pequena ou que é idoso, não precisa sair de manhã cedinho para ir até Conquista, às vezes não consegue resolver até meio-dia e precisa ficar fora o dia todo. Então, ajuda bastante”, disse.

Osmário

Para o coordenador do Paac 3, Osmário Lacerda, o trabalho precisa ser realizado continuamente e de forma que consiga beneficiar todas as regiões de maneira igual. “A nossa prefeita Sheila Lemos tem o maior cuidado e sempre me aconselha a trabalhar de forma igual para todos os cinco distritos e 58 povoados que são atendidos pela Subprefeitura. O povo quer atenção, carinho, uma estrada bem-feita, quer água em suas casas e isso a gestão municipal tem feito. Então, por isso Vitória da Conquista é exemplo para a Bahia”, disse Osmário.

 

A Subprefeitura de Inhobim, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, oferece serviços de agronomia aos pequenos e médios agricultores e funciona de segunda a sexta-feira, entre as 8h e as 17h. A população pode entrar em contato através do telefone (77) 3402-8091, ou no endereço: Praça Durval Santos s/n°, Inhobim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima