
O projeto Terça Musical, iniciativa já consolidada do Museu Geológico da Bahia (MGB), equipamento administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), recebe, na primeira terça-feira de agosto (5), a Camerata Quadro Solar. O projeto que é fruto de parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), acontece às 15h, no Cinema do Museu, com entrada gratuita.
A Camerata Quadro Solar surgiu com o propósito de explorar os quartetos para flauta e cordas de A. W. Mozart, além de expandir o repertório para essa formação pouco convencional, que substitui um dos violinos tradicionais por uma flauta. A camerata também interpreta obras de compositores como G. Rossini, C. Bach, L. Boccherini e G. Gershwin, unindo versatilidade, refinamento e criatividade. Atualmente, o grupo é composto pelos músicos Mário Gonçalves (violino), Andréa Bandeira (flauta) e Tatiana Crilova (violoncelo).
O projeto Cameratas da OSBA tem como objetivo criar oportunidades de apreciação musical, promovendo a difusão e o acesso à música erudita e popular, contribuindo para a formação cidadã dos baianos. As apresentações têm caráter artístico e didático, caracterizando-se pela execução de um repertório que mescla diferentes gêneros e estilos, intercalado com explicações sobre as obras, seus compositores, o período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens.
Além da música, quem for ao Museu Geológico da Bahia poderá aproveitar as 15 exposições temáticas em cartaz, com destaque para os salões de Rochas Ornamentais e de Fósseis da fauna baiana. O MGB oferece ainda visitas pedagógicas para grupos com mais de 15 pessoas, mediante agendamento pelo telefone (71) 3115-7971 ou e-mail: mgb@sde.ba.gov.br.
O Museu está localizado na Av. Sete de Setembro, nº 2195, no Corredor da Vitória, em Salvador, e funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 17h.