
A fase 3 do Circuito Baiano de Ginástica 2025 acontece neste final de semana em Salvador e Lauro de Freitas, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com competições estaduais de ginástica artística e rítmica. Ao todo, serão 136 atletas de 13 entidades, dentre escolas, clubes e projetos sociais.
A Federação Bahiana de Ginástica (FBG) promove o Torneio Estadual de Ginástica Rítmica a partir das 8h30 do sábado (06) no Ginásio Municipal de Esportes de Lauro de Freitas, e o Torneio Estadual de Ginástica Artística a partir das 10h do domingo, 07, no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no Largo de Roma, em Salvador.
A programação da ginástica rítmica inicia com o desfile de abertura e segue com as competições individual mirim divisão 1 e 2 na corda a partir das 9h30. As provas pela manhã seguem com o individual pré-infantil 1 corda e o individual adulto arco. Pela tarde, a partir das 12h30, serão disputadas as provas de pré-infantil mãos livres ADE; individual pré-infantil divisão 2corda; individual infantil divisão 3 bola; individual infantil divisão 4 bola; individual juvenil 1 bola; e individual juvenil 2 bola.
Já no domingo (07), dia da ginástica artística, o desfile de abertura acontece às 10h30 e as competições começam às 11h, com a categoria infantil feminina nos aparelhos paralelas, salto, solo e trave. Às 14h, é a vez das categorias mirim e juvenil feminina nos mesmos aparelhos. Completando as disputas femininas, a categoria pré-infantil sobe nos aparelhos a partir das 15h. Todas as categorias masculinas da ginástica artística disputam a partir das 16h nos aparelhos solo, salto e barra fixa.
O Circuito Baiano de Ginástica 2025 é realizado pela FBG, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Setre e da Sudesb. As duas primeiras fases deste ano aconteceram, respectivamente, em 07 e 08 de junho, no Colégio Salesiano Dom Bosco; e em 19 e 20 de julho, no mesmo local, com a Copa Estrela. Serão realizadas mais três etapas ao longo do ano.
“O apoio da Sudesb tem sido essencial para o crescimento da ginástica na Bahia. A realização de mais essa fase do Circuito é prova disso. Convidamos todos os familiares, amigos e admiradores da modalidade para prestigiar nossos atletas e viver esse momento com a gente”, destaca Tatyana Brandão, presidente da FBG.