TranquilaMente: Programa de rádio sobre saúde mental do MPBA comemora quatro anos com alcance nacional

O programa TranquilaMente, transmitido semanalmente pela Rádio MP da Bahia, completou quatro anos no ar na última segunda-feira, dia 1o de setembro.  Nesse período, a repercussão do programa ultrapassou as fronteiras do MP baiano. Instituições como o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público de Goiás (MPGO), o Ministério Público do Amazonas (MPAM), o Ministério Público de Rondônia (MPRO) e a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) já firmaram ou demonstraram interesse em acordos de cooperação técnica para replicar o conteúdo em seus canais de comunicação.

A iniciativa, considerada um projeto estratégico do Ministério Público do Estado da Bahia, tem como foco a promoção da qualidade de vida, do bem-estar, da saúde e da segurança ocupacional, reforçando a importância do autocuidado e da saúde mental entre membros, servidores e a sociedade. Para celebrar a data, o programa preparou uma edição especial, que será transmitida nos dias 3 e 10 de setembro, com entrevista exclusiva do neurocientista, psicólogo e juiz de Direito Haroldo Dutra Dias, que atualmente realiza pós-doutorado em neurociências na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O aniversário do TranquilaMente coincide com as ações do Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, à qual o MPBA adere anualmente, reforçando a relevância do tema para a Instituição e para a sociedade. Segundo a psicóloga Larissa Dantas, coordenadora de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do MPBA, o êxito do programa está em discutir temas tão caros para a sociedade, de uma forma objetiva e sensível.

”A caminhada do Tranquilamente reafirma um princípio essencial: falar sobre saúde mental é falar de vida, de dignidade e de ambientes de trabalho mais humanos. O programa nasceu para cuidar de pessoas e, quatro anos depois, segue ampliando sua voz e lembrando que cuidar da mente é proteger o que temos de mais precioso: a vida em sua plenitude. Mais do que um programa, o TranquilaMente é um movimento que cresce, inspira e transforma, porque falar de saúde mental é, acima de tudo, salvar vidas”, afirmou Larissa Guimarães, coordenadora de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

Em quatro anos, o TranquilaMente já produziu 195 programas inéditos e entrevistou especialistas de diferentes áreas. Outro marco importante foi a inserção da iniciativa no Repositório de Saúde Mental do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reúne projetos de destaque na área em todo o país. “Isso possibilitou que mais pessoas tenham acesso facilitado às informações e se beneficiem ainda mais das iniciativas que estamos promovendo”, destacou Larissa Dantas. Os programas estão disponíveis nesse link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima