Vereador sugere detector de metais em escolas municipais, para ampliar segurança

 

A instalação de detectores de metais, nas escolas da Rede Municipal de Ensino, está sendo sugerida à Prefeitura de Feira de Santana, pelo vereador Edvaldo Lima (União). Ele falou sobre o assunto na sessão de hoje (12) da Câmara. Explicou que a principal razão para ter apresentado a ideia é a “falta de segurança pública existente hoje na Bahia”, que também atingiria as unidades de ensino, colocando em risco professores e demais servidores, além dos alunos.

A preocupação existe, segundo ele, “uma vez que o Governo do Estado não proporciona um serviço de proteção satisfatório aos seus cidadãos”. Diante do “quadro geral de insegurança”, argumentou, surge a necessidade de “se pensar em iniciativas que preparem as escolas no intuito de evitar os incidentes dentro destes espaços educacionais, antes que eles aconteçam”.

Ele travou um debate, sobre o tema, com o vereador Sílvio Dias (PT), contrário a esta medida. No entendimento do petista, as escolas municipais, na realidade, estão precisando contar “com maior investimento na promoção de um ambiente mais adequado aos seus alunos e em contratação de professores”. Entende que o aluno não precisa desse equipamento, mas de “melhoria na acolhida para ele e sua família”.

Com detector de metais, avalia, existirá apenas uma “falsa sensação” de segurança. A situação, acredita, pode piorar para crianças de até 12 anos, “que já se sentirão sendo tratadas como suspeitas, por serem moradoras de bairro pobre, por exemplo”. A luta, preconiza, precisa ser para garantir uma educação adequada, onde os estudantes se sintam confortáveis e acolhidos. “Escolas bem cuidadas e com professores devidamente contratados, serão mais seguras que com detectores de metais”, ponderou.

Foto: ACM/Secom PMFS

Fonte: Câmara de Feira de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima