
Através de indicação (n° 832/2025) protocolada no setor Legislativo da Câmara e direcionada aos órgãos competentes da Prefeitura Municipal, o vereador Galeguinho SPA (União Brasil) sugere a reativação do Programa Guarda Mirim Municipal, com o objetivo de proporcionar formação cidadã, ética e profissional aos adolescentes da cidade.
Conforme a justificativa do parlamentar, o programa desempenha um papel fundamental com adolescentes, acerca do seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Através de atividades educativas e de capacitação, o programa contribui para a inclusão social e a preparação dos jovens para o mercado de trabalho”, evidencia Galeguinho SPA.
A reativação, de acordo com o vereador, atenderá às demandas da juventude local, promovendo a cidadania e fortalecendo os vínculos comunitários. “Além disso, estará em consonância com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como com as políticas públicas de proteção e promoção dos direitos dos adolescentes”, ressalta.
ABRIGOS DE ANIMAIS
Em outro documento, Galeguinho SPA frisa ser “inaceitável que, diante de abrigos lotados de animais precisando de cuidado, afeto e alimentação, o debate midiático esteja sendo ocupado por iniciativas que não geram nenhum impacto social efetivo”.
Ainda, o parlamentar sugere ser necessário provocar a sociedade a refletir um ponto, qual seja: por que abraçar plástico (referindo-se ao bebê reborn) quando há vidas reais pedindo socorro? Para ele, “adotar um animal é um gesto de amor verdadeiro, com retorno afetivo, responsabilidade e empatia, e cabe ao Município impulsionar essa cultura de cuidado com a vida e não com o artificio”, destacou.