
Produtos vencidos apreendidos
Nas últimas duas semanas, a Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) realizou ações de fiscalização nas feiras livres do bairro Brasil e do distrito de José Gonçalves que resultou na apreensão de 300 kg de produtos impróprios para consumo, com data de validade vencida. A ação, que faz parte da rotina de fiscalização, foi intensificada devido ao aumento significativo de denúncias por parte da população.
De acordo com o fiscal da Vigilância Sanitária, José Xavier, as apreensões resultam de um trabalho combinado de fiscalização de rotina e do atendimento a denúncias. “As denúncias aumentaram de uma forma que nos surpreendeu. Agradecemos a preocupação da população, que tem se mostrado cada vez mais atenta à qualidade e às condições de vendas dos produtos “, afirmou Xavier.
A responsabilidade, no entanto, é compartilhada. O fiscal ressalta que os próprios comerciantes devem ser os primeiros a garantir a segurança dos alimentos que vendem. A equipe de fiscalização tem contado com a ajuda dos cidadãos para agir de forma mais eficaz.

Xavier e Maico
Segundo o coordenador da Visa, Maico Mares, essa participação do consumidor como fiscal no momento da compra é fundamental para a segurança do próprio consumidor. “Ao adquirir qualquer produto, é essencial verificar a data de validade, observar as condições da embalagem, garantindo que não foi adulterada ou danificada, e analisar a higiene do local de venda. Feiras e mercados, barracas ou bancas em condições precárias não devem ser escolhidas”, explicou.
Caso encontre produtos ou estabelecimentos em situação de não conformidade, a população é incentivada a denunciar. A colaboração dos cidadãos é fundamental para que a Vigilância Sanitária possa agir de acordo com a lei e garantir a segurança de todos. “Continuamos pedindo que haja a participação da população em denúncias, informando os locais que estão com essas situações de não conformidade para que possamos agir”, concluiu Maico.
Denúncias
As denúncias podem ser feitas na Ouvidoria Municipal através do telefone 77 98834-6464 ou pelo e-mail sic@pmvc.ba.gov.br . Também podem ser feitas denúncias pelo site https://falabr.cgu.gov.br/web/home.