
Nesta quarta-feira (13), equipes das Secretaria de Obras Estruturantes, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Ordem Pública e Habitação, Secretaria de Serviços Públicos e do Gabinete de Gestão de Crise, acompanhadas do prefeito Andrei Gonçalves, realizaram uma visita técnica ao Canal Malhada, no trecho que corta os bairros Alto do Cruzeiro, Alto do Alencar e Monte Castelo.
O objetivo foi avaliar de perto a realidade das famílias que vivem às margens do canal, identificar os principais problemas e definir as intervenções necessárias para a urbanização e desobstrução, garantindo a fluidez das águas das chuvas e, sobretudo, mais qualidade de vida para as comunidades.
Para moradores como Anaíde Conceição da Silva, que vive na borda do canal há 20 anos, a presença das autoridades representa um momento histórico.
“Essa visita foi muito importante. É a primeira vez, em 20 anos que moro aqui, que vejo alguém vir para tentar resolver nosso problema. A gente sofre com muriçocas, mato, mau cheiro, bichos, ratos, cobras… Quando chove, a água invade a casa e a gente perde tudo. Eu tenho problema respiratório, meu neto também, e precisamos de uma solução”, contou emocionada.
Segundo o secretário de Obras Estruturantes, Vagner Souza, o Canal Malhada é um ponto crucial para o escoamento das águas pluviais de Juazeiro, mas enfrenta sérias obstruções devido a construções irregulares nas margens.
“Identificamos famílias vivendo na borda do canal e essas ocupações dificultam a passagem da água, provocando alagamentos e retenções que prejudicam toda a vizinhança. Por isso, viemos com várias secretarias para analisar a situação, fazer o cadastramento dessas famílias e planejar as obras necessárias para desobstruir o canal e garantir o fluxo das águas”, explicou.
“Estamos unindo ações técnicas com a escuta da comunidade, para que intervenções estruturais tragam não apenas melhorias urbanísticas, mas também dignidade e saúde para quem convive diariamente com os desafios do Canal Malhada”, concluiu Vagner Souza.