
Em mais um importante passo para o crescimento e fortalecimento da cultura no município, Vitória da Conquista foi aprovada para receber recursos do 2º ciclo da Lei Aldir Blanc por parte do Ministério da Cultura (MinC). A relação dos municípios habilitados foi divulgada na última sexta-feira (11), garantindo a continuidade de investimentos no fomento à cultura em todo o país.
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), instituída pela Lei nº 14.399/2022, exige que estados e municípios utilizem pelo menos 60% dos recursos recebidos do ciclo anterior para ter acesso a novas verbas. A Política Nacional Aldir Blanc prevê o repasse de R$15 bilhões a Estados e Municípios, por meio de cinco ciclos. Vitória da Conquista cumpriu as exigências de execução dos valores recebidos para o primeiro ciclo e foi habilitada pelo Ministério da Cultura para receber novos recursos.
Para o novo ciclo, o município receberá R$2.490.710,81 reais. A distribuição dos valores será feita pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) por meio de editais, como os realizados com os recursos do primeiro ciclo, além de um valor destinado à reforma de equipamentos públicos culturais. Essa distribuição foi discutida e aprovada em reunião do Conselho Municipal de Cultura.
Assessor especial de Cultura, Alecxandre Magno destacou a importância dos novos recursos para a manutenção de políticas públicas voltadas à cultura de Vitória da Conquista. “A cultura tem contribuído com o crescimento da nossa cidade, com políticas públicas culturais. Os editais estão aí para comprovar que a gente tem contemplado vários artistas da nossa cidade, da zona rural também. O São João vem numa crescente, com um novo espaço este ano. Temos feito um trabalho transparente, seguindo todas as regras e regulamentações, junto com o apoio da sociedade civil, representada pelo Conselho Municipal de Cultura, realizando também escutas com a população. Então sermos novamente contemplados valida esse trabalho”.
Dentre as ações realizadas com os recursos do primeiro ciclo, Alecxandre apontou para os diferentes editais abertos ao longo desses últimos dois anos, que premiaram artistas, agentes culturais, entidades, coletivos e demais agentes envolvidos na cena cultural de Vitória da Conquista.
Um equipamento conquistado através da Lei Aldir Blanc é a Carreta da Cultura, que funcionará como um palco itinerante para levar diferentes linguagens artísticas para bairros, povoados e distritos, ampliando, descentralizando e democratizando o acesso à cultura para toda a população. O equipamento deve começar a operar ainda no segundo semestre de 2025.
A intenção da Secult é dar continuidade às homenagens, por meio dos editais, a artistas e importantes nomes da cultura conquistense, como as já feitas a Heleusa Câmara, J. Murilo, Geraldo Sarno, Mauré, entre outros. “Recentemente nós perdemos o nosso querido Evandro Correia, penso em homenageá-lo também com algum dos editais deste segundo ciclo, assim como outras figuras importantes. Estamos trabalhando pensando sempre no crescimento da nossa cultura. Neste segundo ciclo a gente colocou uma parte dele para a restauração de equipamentos culturais, e vamos cumprir essa meta. No primeiro ciclo conseguimos a Carreta Cultural, que estava nos planos, e esperamos que Vitória Conquista bata novamente a meta dos 60%, para a gente dar continuidade e receber esse recurso que é tão importante para as políticas públicas culturais”, completou o assessor especial de Cultura.