Vitória da Conquista recebe prêmio Santa Dulce por inovação na saúde pública

Imagem da matéria

Premiação em Salvador

Vitória da Conquista se destaca novamente no cenário da saúde pública baiana ao ser reconhecida em nível estadual, durante o 11º Congresso do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems Bahia). Dessa vez, a cidade foi agraciada com o Prêmio Santa Dulce dos Pobres por uma iniciativa inovadora de atendimento a crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violências, e será uma das representantes da Bahia na Mostra Nacional “Aqui tem SUS”.

O prêmio foi concedido pelo trabalho “Implementação da Lei 13.431/2017, em Vitória da Conquista: Saúde Integrada à Proteção”, de autoria da subsecretária de Saúde, Kalilly Lemos. O projeto foi selecionado para a etapa nacional da Mostra “Aqui Tem SUS” após competir com mais de 400 trabalhos em toda a Bahia. Apenas 23 foram escolhidos para representar o estado na etapa nacional.

A prática premiada foca na implementação da Lei 13.431/2017(Lei da Escuta Protegida) no município, um avanço significativo na proteção de crianças e adolescentes. O projeto promove a integração entre as áreas de saúde, assistência social, educação e o sistema de justiça para garantir um atendimento mais completo e seguro, incluindo atendimento psicológico a vítimas e/ou testemunhas de violências no Núcleo de Psicologia da Criança e do Adolescente (NPCA), que funciona no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescentes (Cidca).

Segundo Kalilly Lemos, a premiação é um símbolo do “cuidado, compromisso e resultados concretos que a saúde pode gerar na vida das pessoas quando existe integração entre as políticas públicas”. Esse reconhecimento destaca o esforço coletivo de profissionais, gestores e parceiros, consolidando Vitória da Conquista como uma referência em boas práticas de saúde para a Bahia e o Brasil.

Nova diretoria do COSEMS BAHIA

Durante o 11º Congresso do Cosems Bahia, que acontece em Salvador, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, a secretária Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, Fernanda Maron, tomou posse como membro da diretoria do Conselho para o biênio 2025-2027. “Nós estaremos representando a região no  Conselho Fiscal da entidade. Estou feliz em representar a nossa região Sudoeste e o município  de Vitória  da Conquista para o apoio e fortalecimento da política de saúde e consequentemente fortalecimento do nosso Sistema Único  de Saúde” avaliou Fernanda.

Saiba mais sobre a implementação da Escuta Protegida em Vitória da Conquista:  https://www.pmvc.ba.gov.br/complexo-de-escuta-protegida-chega-a-quatro-anos-como-referencia-na-protecao-de-criancas-e-adolescentes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima