

Premiação em Salvador
Vitória da Conquista se destaca novamente no cenário da saúde pública baiana ao ser reconhecida em nível estadual, durante o 11º Congresso do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems Bahia). Dessa vez, a cidade foi agraciada com o Prêmio Santa Dulce dos Pobres por uma iniciativa inovadora de atendimento a crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violências, e será uma das representantes da Bahia na Mostra Nacional “Aqui tem SUS”.
O prêmio foi concedido pelo trabalho “Implementação da Lei 13.431/2017, em Vitória da Conquista: Saúde Integrada à Proteção”, de autoria da subsecretária de Saúde, Kalilly Lemos. O projeto foi selecionado para a etapa nacional da Mostra “Aqui Tem SUS” após competir com mais de 400 trabalhos em toda a Bahia. Apenas 23 foram escolhidos para representar o estado na etapa nacional.
A prática premiada foca na implementação da Lei 13.431/2017(Lei da Escuta Protegida) no município, um avanço significativo na proteção de crianças e adolescentes. O projeto promove a integração entre as áreas de saúde, assistência social, educação e o sistema de justiça para garantir um atendimento mais completo e seguro, incluindo atendimento psicológico a vítimas e/ou testemunhas de violências no Núcleo de Psicologia da Criança e do Adolescente (NPCA), que funciona no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescentes (Cidca).
Segundo Kalilly Lemos, a premiação é um símbolo do “cuidado, compromisso e resultados concretos que a saúde pode gerar na vida das pessoas quando existe integração entre as políticas públicas”. Esse reconhecimento destaca o esforço coletivo de profissionais, gestores e parceiros, consolidando Vitória da Conquista como uma referência em boas práticas de saúde para a Bahia e o Brasil.

Nova diretoria do COSEMS BAHIA
Durante o 11º Congresso do Cosems Bahia, que acontece em Salvador, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, a secretária Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, Fernanda Maron, tomou posse como membro da diretoria do Conselho para o biênio 2025-2027. “Nós estaremos representando a região no Conselho Fiscal da entidade. Estou feliz em representar a nossa região Sudoeste e o município de Vitória da Conquista para o apoio e fortalecimento da política de saúde e consequentemente fortalecimento do nosso Sistema Único de Saúde” avaliou Fernanda.
Saiba mais sobre a implementação da Escuta Protegida em Vitória da Conquista: https://www.pmvc.ba.gov.br/complexo-de-escuta-protegida-chega-a-quatro-anos-como-referencia-na-protecao-de-criancas-e-adolescentes/