Vitória da Conquista sedia pela primeira vez Circuito Baiano de Direito das Famílias

Imagem da matéria

Com o tema “As famílias, assim como as estações, não param”, a sexta edição do Circuito Baiano de Direito das Famílias e Sucessões acontece nesta quarta (20) e quinta-feira (21), em Vitória da Conquista, no auditório Lúcia Dórea (Cemae). O evento no formato híbrido, que acontece pela primeira vez no município, é uma realização do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM), com o apoio da Prefeitura e da Ordem dos Advogados (OAB). A expectativa é que cerca de 400 participantes passem pelo circuito nesses dois dias.

Uma das integrantes do dispositivo de honra foi a prefeita Sheila Lemos, que destacou a importância de um evento desse porte em Vitória da Conquista, principalmente porque a cidade é referência na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, tema que perpassa o direito da família. “O formato das famílias vem mudando muito durante os anos e receber, aqui em nossa cidade, especialistas para tratar desse assunto é de fundamental importância. Afinal, nós queremos superar todos os conflitos que existem, mas, para que isso aconteça, precisamos de operadores do Direito que estejam antenados com todas essas questões que acontecem com as famílias. Vitória da Conquista se sente honrada por receber um evento dessa magnitude”, declarou a gestora.

Jamille

A ação foi encabeçada pelo Núcleo do IBDFAM de Vitória da Conquista, formado por cinco advogados e um juiz. “Nosso objetivo é disseminar ações e informações sobre direito de família. Hoje nós fazemos esse evento aqui, que se regionaliza pela primeira vez com o objetivo de discutir sobretudo os impactos do direito de família, principalmente agora com a reforma do Código Civil. O público esperado são estudantes de direito, advogados profissionais que de alguma forma conseguem ser contemplados por essa temática”, explicou a coordenadora do núcleo e organizadora do circuito, Jamille Alves.

Ana Luiza, na ponta da direita

Participaram da solenidade de abertura, além da prefeita Sheila Lemos, o promotor chefe da Promotoria de Vitória da Conquista, Beneval Motim, a presidente do IBDFAM Bahia, Fernanda Barreto (virtualmente), o segundo vice-presidente do IBDFAM Bahia, Victor Macedo, o diretor de Magistrados do IBDFAM Bahia,  desembargador Alberto Raimundo, a coordenadora da segunda regional da Defensoria Pública, Ana Luiza Silva, e o representante da OAB, Guilherme Oliveira.

O primeiro dia do circuito contou com as palestras As famílias, assim como as estações, não param”, do desembargador Alberto Raimundo, e “Demanda de Família em Juízo. Aspectos práticos”, do juiz de Direito titular da Segunda Vara de Família de Vitória da Conquista, Pablo Venício Novaes.

“Regionalização do evento

Para a defensora pública estadual, Ana Luiza Silva, Vitória da Conquista sediar a sexta edição do circuito é uma maneira de valorizar o interior. “A gente sai daquele eixo só de capitais, o que é muito importante, e eu desejo vida longa a esse evento que fortalece o debate, o aperfeiçoamento, a prática e o estudo no Direito de Família em nossa região. O Direito de Família é o carro-chefe de todas as defensorias públicas, então é uma ocasião que a gente faz questão de estar presente”, disse.

Milene

A estudante de Direito, Milene Alves, também fez questão de marcar presença. “Esse encontro me motivou primeiro porque é a primeira vez que ocorre um evento do IBDFAM em Vitória da Conquista, segundo porque é um conhecimento que todo mundo deveria ter. Enquanto aluna, considero que vai me agregar muito com temas como Inteligência Artificial e parentalidade”, disse Milene.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima