Vitória da Conquista tem 10 iniciativas na disputa pelo Selo UNFPA Bahia 2025. Cinco são da Secretaria de Políticas para Mulheres

O município de Vitória da Conquista conta com 10 projetos aprovados na 1ª fase do Selo UNFPA BAHIA 2025, que visa reconhecer e disseminar boas práticas entre os municípios baianos em diferentes áreas. Dentre os projetos classificados, cinco são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).

O selo é uma ação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, que na edição deste ano busca valorizar políticas públicas municipais voltadas para as temáticas da prevenção à mortalidade materna, planejamento familiar e reprodutivo e combate à violência baseada no gênero. As cidades inscreveram as iniciativas desenvolvidas dentro de cada eixo, que são apreciadas por uma Comissão de Avaliação Independente.

Os projetos selecionados de Vitória da Conquista ligadas à SMPM foram a Sala da Mulher Empreendedora e os programas Filhas de Dandara e Mulheres que Conquistam, — ambos ligados à Sala —, além das ações SMPM em Movimento e SMPM vai às Escolas.

Secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira destaca que o município é referência para a inclusão e a autonomia das mulheres em diversos aspectos do cotidiano. “Conquistar este selo será afirmar para o Brasil e para o mundo que Vitória da Conquista é referência na proteção, promoção e garantia dos direitos das mulheres. É também fortalecer nossa rede de atendimento, valorizar o trabalho dos profissionais e mobilizar toda a sociedade para uma causa que nos pertence: a construção de uma cidade segura, consciente e que respeita e cuida de todas as meninas e mulheres”.

Viviane ressaltou ainda que os projetos da SMPM inscritos representam a diversidade de iniciativas desenvolvidas pela secretaria no cuidado com as mulheres, já que abarcam tanto a qualificação e o empoderamento feminino quanto ações de conscientização contra as violências.

“Quando a gente fala do empreendedorismo enquanto ferramenta de empoderamento feminino é porque ele também combate a violência doméstica, por ser uma forma de quebrar o ciclo da dependência financeira dessas mulheres. E com os programas de enfrentamento à violência nós vamos às escolas, órgãos públicos e instituições com ações educativas, para conscientizar e prevenir diferentes formas de violência contra as mulheres”, completou a secretária.

Uma das principais ferramentas de inclusão do público feminino é a Sala da Mulher Empreendedora. Vinculado à Coordenação de Autonomia, a Sala foi criada em agosto de 2021, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE), e depois foi vinculada à SMPM. Desde sua criação, tem o objetivo de capacitar mulheres empreendedoras, fortalecer negócios e impulsionar resultados, e já atendeu cerca de 6 mil mulheres do município.

Gerente da Sala da Mulher Empreendedora, Efigênia Ferreira aponta para o trabalho voltado para a visibilidade das mulheres de Vitória da Conquista. “Nós fazemos um trabalho focado em trazer as mulheres para dentro da sociedade, pois muitas vezes elas estão à margem. Construímos projetos todas de mãos dadas, trabalhando juntas”.

Realizados dentro da Sala da Mulher Empreendedora estão os programas Mulheres que Conquistam, já com três edições, e o Filhas de Dandara, lançado em 2025, exclusivo para mulheres negras. Os projetos oferecem assistência, apoio, incentivo e orientações para mulheres que têm o propósito de empreender ou já possuem seu próprio negócio. A Sala dá suporte para montar um negócio e orientações de gestão de marketing, financeira e administrativa, com instruções até mesmo sobre como formar um ambiente agradável e receptivo para as clientes.

Efigênia explica as diferentes propostas das iniciativas. “No processo de observação de cada oficina, percebemos que nem todas as participantes estavam no mesmo estágio de desenvolvimento e compreensão. Então criamos o Mulheres que Conquistam, que divide as mulheres de acordo com o grau de maturidade dos negócios e oferece um atendimento mais apropriado a cada estágio. Já o Filhas de Dandara leva em conta que as necessidades das mulheres não são as mesmas, e as mulheres negras estão em ambientes de maior vulnerabilidade, o que dificulta o acesso ao mercado de trabalho”.

Para a gerente, o Selo UNFPA BAHIA 2025 significa o reconhecimento do compromisso do Governo Municipal com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que entre as suas diretrizes e metas busca a Igualdade de Gênero (ODS 5) e Emprego Digno e Crescimento Econômico (ODS 8).

Outros projetos do município selecionados foram o Complexo de Escuta Protegida, a escuta especializada e o cuidado integral no SUS, Maio Materno Fortalecimento da APS no enfrentamento da sífilis gestacional e Vitória da Conquista livre da transmissão vertical (Controle do HIV).

Os próximos passos da concessão do Selo envolvem a avaliação dos formulários preenchidos pelos municípios sobre cada uma das ações concorrentes e a análise da documentação comprobatória da realização das atividades (relatórios, entrevistas, fotos). De acordo com o edital do UNFPA, o resultado final será divulgado no dia 25 de agosto, com a premiação ocorrendo no dia 12 de setembro.

As iniciativas contempladas ao final da segunda etapa receberão o Selo UNFPA, com validade de 2 anos, e serão amplamente divulgadas em eventos e publicações do UNFPA.

Links da matéria:

🔗 [1ª fase do Selo UNFPA BAHIA 2025](https://brazil.unfpa.org/pt-br/news/conhe%C3%A7a-iniciativas-selecionadas-para-2%C2%AA-fase-do-selo-unfpa-bahia-2025)

🔗 [Filhas de Dandara](https://www.pmvc.ba.gov.br/smpm-realiza-rainhas-negras-em-comemoracao-ao-dia-da-mulher-negra-latino-americana-e-caribenha/)

🔗 [Mulheres que Conquistam](https://www.pmvc.ba.gov.br/com-incentivo-e-emocao-prefeitura-lanca-programa-mulheres-que-conquistam/)

🔗 [SMPM em Movimento](https://www.pmvc.ba.gov.br/smpm-em-movimento-realiza-parceria-com-a-sesep-e-aborda-enfrentamento-a-violencia-contra-a-mulher/)

🔗 [SMPM vai às Escolas](https://www.pmvc.ba.gov.br/smpm-vai-as-escolas-combate-a-violencia-contra-a-mulher-e-tema-de-palestra-na-escola-municipal-erasthostenes-menezes/)

🔗 [agosto de 2021](https://www.pmvc.ba.gov.br/sala-da-mulher-empreendedora-na-smde-e-inaugurada-pela-prefeita-sheila-lemos/)

Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima